(31)991609001
radiorealfmoficial radiorealfmoficial youtube
Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Programação
  • Notícias
  • Vagas de emprego
  • Contato

  • Quem Somos
  • Eventos
  • Programação
  • Notícias
  • Vagas de emprego
  • Contato
radiorealfmoficial radiorealfmoficial (31)991609001
Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
Natal de Ouro Preto atraiu 40 mil pessoas e movimentou quase R$ 9 milhões
Evento consolidou a cidade como destino turístico para as festas de fim de ano, com apresentação de mais de 400 artistas


Foto Ane Souz

Publicado em 24/01/2024 - 20:18

O Natal de Ouro Preto atraiu mais de 40 mil pessoas e deixou um resultado econômico positivo de R$ 8,8 milhões para a cidade, gerado nos 30 dias em que a cidade histórica e patrimônio mundial recebeu a iluminação especial, entre 8 de dezembro de 2023 e 6 de janeiro deste ano.

Com mais de um milhão de pontos de luz acesos e a maior árvore de Natal das cidades históricas mineiras, a cidade teve uma programação que envolveu a comunidade local e turistas para conferir uma paisagem diferente da cidade histórica. A agenda incluiu cortejos, apresentações teatrais e culturais, manifestações religiosas tradicionais, Encontro de Folias de Reis e de Corais, reabertura da Casa da Ópera depois de meses de reforma e uma pitada do carnaval, com apresentações do bloco Zé Pereira dos Lacaios, o mais antigo em atividade no Brasil. As projeções mapeadas na Igreja de São Francisco de Assis e na Casa da Ópera geraram imagens que figuraram nas galerias de fotos do Natal, em todo o mundo.

Segundo o coordenador geral do Natal de Ouro Preto – Luz e História, Gilson Antunes, o evento foi criado com a proposta de, além de gerar uma oportunidade de lazer para a população, atrair turistas para o mês de dezembro. “Antes, a cidade recebia poucos visitantes nesse período.  Com a programação especial, alcançamos os corações da nossa comunidade e também dos turistas que vieram para as ruas para conferir de perto a emoção e a alegria do Natal, o que rendeu ganhos para hotéis, restaurantes e bares, comerciantes e artesãos, entre outros”, explica.  

O Natal de Ouro Preto é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (2018.13607.0617) e produção da Holofote Cultural.

Pesquisa sobre Natal de Ouro Preto

A Holofote Cultural, empresa promotora do evento, fez uma pesquisa junto ao público que acompanhou a programação do Natal de Ouro Preto – Luz e História, com a participação de 141 voluntários. 51,1% são de Ouro Preto, 11,3% de Belo Horizonte e 5% de Mariana. Houve, ainda, a presença de turistas de diversas partes do país, além de 2,1% de estrangeiros nos cortejos, projeções e demais eventos, provenientes do Japão, México e Equador. 

Com maioria de mulheres (62,4%), o evento também atraiu um público qualificado. Segundo a pesquisa, 59% dos entrevistados têm pelo menos o ensino superior completo. Outro fator importante foi a média de gastos na cidade, durante os dias da programação. Os turistas registraram média de R$ 294,75/dia e os ouro-pretanos gastaram cerca de R$ 125,43/dia, para conferirem a programação do Natal de Ouro Preto, o que representa que os turistas tiram gasto média mais do que o dobro do que dos moradores, indicando um impacto econômico mais expressivo dos turistas na cidade.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto, Felipe Guerra, a injeção de recursos na economia local, durante o Natal de Ouro Preto, tem seu alcance multiplicado para oportunidades futuras. “As imagens geradas pelo evento correram o mundo, o que mostra a beleza e o potencial de Ouro Preto para uma visita. Quem não veio desta vez, com certeza vai se programar para vir no futuro. A diversidade de atrativos e a participação expressiva de público, tanto local como os turistas, indicam que o Natal de Ouro Preto não apenas cumpriu seu propósito cultural, mas também desempenhou um papel vital na promoção do turismo e no estímulo à economia da região”, conclui.

Compartilhar:

Outras notícias
Ver todas +

Ouça onde e quando quiser
Ouça todos os podcasts
Principais
Espetáculo “Acredite, Um Espírito Baixou em Mim” é a segunda atração confirmada no Festival de Popularização do Teatro de Mariana
03/07/2025
Espetáculo “Acredite, Um Espírito Baixou em Mim” é a segunda atração confirmada no Festival de Popularização do Teatro de Mariana
Principais
Cervejaria Uaimií terá visita guiada à fábrica, gastronomia mineira e show da banda Thunderblues
02/07/2025
Cervejaria Uaimií terá visita guiada à fábrica, gastronomia mineira e show da banda Thunderblues
Principais
Teatro na escola? Veja como Mariana vai se transformar em um palco cultural no mês de julho
30/06/2025
Teatro na escola? Veja como Mariana vai se transformar em um palco cultural no mês de julho




Natal de Ouro Preto atraiu 40 mil pessoas e movimentou quase R$ 9 milhões
Evento consolidou a cidade como destino turístico para as festas de fim de ano, com apresentação de mais de 400 artistas

O Natal de Ouro Preto atraiu mais de 40 mil pessoas e deixou um resultado econômico positivo de R$ 8,8 milhões para a cidade, gerado nos 30 dias em que a cidade histórica e patrimônio mundial recebeu a iluminação especial, entre 8 de dezembro de 2023 e 6 de janeiro deste ano.

Com mais de um milhão de pontos de luz acesos e a maior árvore de Natal das cidades históricas mineiras, a cidade teve uma programação que envolveu a comunidade local e turistas para conferir uma paisagem diferente da cidade histórica. A agenda incluiu cortejos, apresentações teatrais e culturais, manifestações religiosas tradicionais, Encontro de Folias de Reis e de Corais, reabertura da Casa da Ópera depois de meses de reforma e uma pitada do carnaval, com apresentações do bloco Zé Pereira dos Lacaios, o mais antigo em atividade no Brasil. As projeções mapeadas na Igreja de São Francisco de Assis e na Casa da Ópera geraram imagens que figuraram nas galerias de fotos do Natal, em todo o mundo.

Segundo o coordenador geral do Natal de Ouro Preto – Luz e História, Gilson Antunes, o evento foi criado com a proposta de, além de gerar uma oportunidade de lazer para a população, atrair turistas para o mês de dezembro. “Antes, a cidade recebia poucos visitantes nesse período.  Com a programação especial, alcançamos os corações da nossa comunidade e também dos turistas que vieram para as ruas para conferir de perto a emoção e a alegria do Natal, o que rendeu ganhos para hotéis, restaurantes e bares, comerciantes e artesãos, entre outros”, explica.  

O Natal de Ouro Preto é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (2018.13607.0617) e produção da Holofote Cultural.

Pesquisa sobre Natal de Ouro Preto

A Holofote Cultural, empresa promotora do evento, fez uma pesquisa junto ao público que acompanhou a programação do Natal de Ouro Preto – Luz e História, com a participação de 141 voluntários. 51,1% são de Ouro Preto, 11,3% de Belo Horizonte e 5% de Mariana. Houve, ainda, a presença de turistas de diversas partes do país, além de 2,1% de estrangeiros nos cortejos, projeções e demais eventos, provenientes do Japão, México e Equador. 

Com maioria de mulheres (62,4%), o evento também atraiu um público qualificado. Segundo a pesquisa, 59% dos entrevistados têm pelo menos o ensino superior completo. Outro fator importante foi a média de gastos na cidade, durante os dias da programação. Os turistas registraram média de R$ 294,75/dia e os ouro-pretanos gastaram cerca de R$ 125,43/dia, para conferirem a programação do Natal de Ouro Preto, o que representa que os turistas tiram gasto média mais do que o dobro do que dos moradores, indicando um impacto econômico mais expressivo dos turistas na cidade.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto, Felipe Guerra, a injeção de recursos na economia local, durante o Natal de Ouro Preto, tem seu alcance multiplicado para oportunidades futuras. “As imagens geradas pelo evento correram o mundo, o que mostra a beleza e o potencial de Ouro Preto para uma visita. Quem não veio desta vez, com certeza vai se programar para vir no futuro. A diversidade de atrativos e a participação expressiva de público, tanto local como os turistas, indicam que o Natal de Ouro Preto não apenas cumpriu seu propósito cultural, mas também desempenhou um papel vital na promoção do turismo e no estímulo à economia da região”, conclui.


Compartilhar:

Principais
Espetáculo “Acredite, Um Espírito Baixou em Mim” é a segunda atração confirmada no Festival de Popularização do Teatro de Mariana

03/07/2025
1 2 3 4
Principais
Cervejaria Uaimií terá visita guiada à fábrica, gastronomia mineira e show da banda Thunderblues

02/07/2025
1 2 3 4
Principais
Teatro na escola? Veja como Mariana vai se transformar em um palco cultural no mês de julho

30/06/2025
1 2 3 4
Principais
Primeira fase do Festival Roteiro dos Sabores supera expectativas com formação gastronômica na Rota Turística Jaguara

27/06/2025
1 2 3 4

Ouça onde e quando quiser
Ouça todos os podcasts




logomarca
(31) 3551-0412
contato@real.fm.br
radiorealfmoficial Youtube realfmoficial radiorealfmoficial
(31)99160-9001
Logomarca
(31) 3551-0412
contato@real.fm.br
radiorealfmoficial Youtube realfmoficial radiorealfmoficial

Ouça ao vivo
(31)99160-9001

©2025 | Desenvolvido por Masterix Sistemas
©2025 | Desenvolvido por Masterix Sistemas