Secretaria de Saúde de Mariana confirma 23 casos de dengue, outros três casos estão sob investigação
05/04/2019 às 14h13

Rodolfo Simões

 

Nesta semana, a Prefeitura de Mariana tem intensificado o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. O principal objetivo é conscientizar a população da importância em prevenir a proliferação do mosquito. De acordo com a Secretaria de Saúde de Mariana, até o momento foram notificados 26 casos de dengue, desses 23 foram confirmados.

 

A Gerente de Fiscalização de Zoonoses, Érica Bárbara dos Santos, fala das ações realizadas pela Prefeitura para controlar esses índices: “ A Secretaria de Saúde conta com uma equipe com agentes de endemia que realizam vistorias nas residências a cada dois meses. Nos locais com possíveis focos de dengue, a Secretaria de Saúde faz um  bloqueio de transmissão”, afirmou. O bloqueio consiste na remoção do material supostamente contaminado. Posteriormente é feita uma borrifação com um adulticida, que é um inseticida que combate o mosquito na fase adulta.

 

Segundo dados da Subsecretaria de Vigilância e Promoção à Saúde, cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das casas e quintais. Por isso, Érica Bárbara dos Santos também destaca a importância do trabalho dos agentes de saúde e pede o apoio da população. “ A população tem de abrir as portas das casas para que os agentes de endemia realizem este trabalho.  Porque eles tem o olhar técnico voltado a encontrar esses possíveis focos. Coisa que a gente não consegue enxergar na nossa casa, o agente que é treinado para isso, consegue ver, identificar, tratar e solucionar este problema”, disse.

 

No próximo sábado (6),de 7h às 13h, a Secretaria de Saúde de Mariana realiza a campanha “Todos contra a dengue”.  As ações acontecem no anexo do Terminal Turístico, haverá uma blitz educativa com distribuição de cartilhas e esclarecimento de dúvidas.

 

A Secretaria de Saúde reforça ainda que o Departamento de Zoonoses realiza atendimento de denúncias feitas pelos moradores, pelo telefone 3558-2319, ou presencialmente, na sede da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, localizada à rua Dinamarca, 37 – Fonte da Saudade.

 

Créditos da imagem: Prefeitura de Mariana

 






Confira também:



03 | mai
Itabirito recebe neste final de semana "Todos os Sons- Festival da Canção"
Saiba +



03 | mai
Concha acústica da UFOP recebe evento que celebra o Dia Internacional da Dança
Saiba +



03 | mai
Prorrogado o período de inscrições do Festival da Canção- Canta Mariana
Saiba +



03 | mai
Confira as vagas de emprego disponíveis no SINE Ouro Preto, nesta sexta-feira
Saiba +



Rádio Real FM

Rua Pandiá Calógeras, 463
Bauxita, Ouro Preto/MG
CEP: 35400-000

 (31) 9 9160.9001
 (31) 3551.7777

 radioreal90.1@gmail.com