Aberta exposição que resgata memórias do carnaval ouro-pretano
22/02/2019 às 21h54

Rodolfo Simões

 

Na noite desta sexta-feira (22), a Casa dos Contos apresentou a  exposição: “Ouro Preto carnaval no tempo, no espaço e na memória”. O evento contou com a participação da curadora Kátia Maria e do Secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra.

Um dos desafios enfrentados pela curadora foi a inexistência de um arquivo pronto. Com roupas, objetos e estandartes que pudessem ser expostos.  Segundo Kátia Maria, “A gente(Ouro Preto) tem um acervo documental riquíssimo. Nós temos jornais do século XIX, nós temos documentos escritos do século XVIII, então a gente partiu desse material para fazer uma narrativa sobre o carnaval de Ouro Preto.” ressalta a curadora.

Kátia Maria revela algumas das tradições carnavalescas que estão representadas na mostra “eu apresento o jogo da serração da velha, que era brincado  até recentemente, em Ouro Preto. E também como eram feitos os desfiles com os carros enfeitados, que eram comuns tanto nas procissões religiosas, quanto nas festas profanas, casamentos reais. ”

A exposição fica aberta para visitação na Casa dos Contos, até o dia 10 de março.

Foto: Rodolfo Simões






Confira também:



21 | mar
Vale suspende preventivamente as operações na Mina de Alegria, em Mariana
Saiba +



20 | mar
No Dia Internacional contra a Discriminação Racial, alunos da rede municipal participam de evento que vai tratar sobre o assunto
Saiba +



19 | mar
Curso de arbitragem será realizado em maio, presidente da Liga Esportiva de Mariana explica mudança nas datas
Saiba +



18 | mar
Sobe para 206 o número de mortos em Brumadinho
Saiba +



Rádio Real FM

Rua Pandiá Calógeras, 463
Bauxita, Ouro Preto/MG
CEP: 35400-000

 (31) 9 9160.9001
 (31) 3551.7777

 radioreal90.1@gmail.com