Morre, aos 71 anos, Efigênia Carabina
21/01/2019 às 16h55

Gabriel Ferreira

Morreu, na madrugada deste domingo (20), em Ouro Preto, Efigênia dos Santos Gomes, popularmente conhecida como Efigênia Carabina. Há mais de dois meses, a madrinha vitalícia do Carnaval de Ouro Preto lutava contra um câncer de estômago.

Ouro-pretana, Efigênia nasceu em 21 de abril de 1947 e atuou como conselheira tutelar e conselheira de saúde. Foi mentora para a construção da APAE Ouro Preto e idealizadora da Associação Comunitária de Deficientes. Efigênia também participou da primeira luta em favor das mulheres na cidade. Foi líder comunitária por mais de 40 anos e presidente do Movimento Negro Jair Afonso Inácio. Além disso, durante 20 anos promoveu o desfile da Beleza Negra.

Efigênia foi sambista, cantora, compositora e madrinha vitalícia dos carnavais de Ouro Preto.

A Federação das Associações de Moradores de Ouro Preto (FAMOP) lamentou a morte de Efigênia dos Santos, sua membro-fundadora. “Nós tivemos o orgulho de ter a presença marcante desta mulher guerreira em várias lutas do Povo. Efigênia sempre esbanjou vitalidade e amor pela cidade de Ouro Preto. Nunca se subtraiu da demanda, jamais se escondeu da peleja da vida. Ficará em nossa lembrança este exemplo de humildade e de abnegação civil. Muito Obrigado, Carabina!”.

O Município de Ouro Preto, por meio do Prefeito Júlio Pimenta, também manifestou seu profundo pesar pela morte de Efigênia. “Nascida em Ouro Preto, Efigênia Carabina, foi uma mulher forte que dedicou sua vida ao movimento negro e às causas culturais da cidade através de um discurso forte que se concretiza na música e na poesia”.

O corpo de Efigênia foi velado na Capela Velório (próximo à rodoviária de Ouro Preto), e sepultado, na manhã de hoje(21),  no Cemitério da Igreja de São José.

 






Confira também:



22 | fev
Aberta exposição que resgata memórias do carnaval ouro-pretano
Saiba +



22 | fev
Trecho da BR-356 é liberada em esquema da SIGA e PARE
Saiba +



21 | fev
Risco de rompimento de barragem da Vale faz com que BR-356, em MG, seja interditada
Saiba +



20 | fev
Poluição na Lagoa do Gambá causa mortandade de peixes, em Ouro Preto.
Saiba +



Rádio Real FM

Rua Pandiá Calógeras, 463
Bauxita, Ouro Preto/MG
CEP: 35400-000

 (31) 9 9160.9001
 (31) 3551.7777

 radioreal90.1@gmail.com