Morre Haroldo Paiva, professor do IFMG, vítima de agressão
17/01/2019 às 15h57

Morreu na madrugada desta quinta-feira (17), o professor do IFMG - Campus Ouro Preto, Haroldo de Paiva, que foi agredido e encontrado inconsciente dentro de sua casa, em Ouro Preto, no último domingo (13).

Não se sabe o que motivou o crime, mas há especulações de que seja um crime de ódio. O SINASEFE, Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, divulgou uma nota repudiando veementemente a brutal violência ocorrida contra o professor e relatou que há a suspeita de crime de homofobia, uma vez que várias lesões na face do professor caracterizam o crime de ódio.

Desde a segunda-feira (14), O SINASEFE informava o estado de saúde do professor, que estava em estado grave, mas estável. Internado no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, o último boletim médico, divulgado nesta quinta-feira (16), mostrou que o quadro neurológico do professor não havia sofrido alterações e que exames de imagem eram feitos periodicamente. Ainda, de acordo com o informativo, o dano cerebral causado pela falta de oxigênio era grave e o quadro era imprevisível. O professor apresentava também um quadro de infecção devido à aspiração involuntária de secreção.

A direção-geral do IFMG- Campus emitiu uma nota, suspendendo as atividades do Campus, hoje, dia 17 de janeiro.

De acordo com o delegado regional de Ouro Preto, Isaias Confort Costa, o suspeito, Rafael Luís Oliveira Fernandes Ferreira, foi detido na casa dele, onde também foi cumprido um mandado de busca e apreensão. O homem, que já tem passagem pela polícia por tráfico de drogas e roubos, estava em liberdade condicional.

Após a prisão, ele confessou o crime, mas não se manifestou diretamente sobre os motivos que levaram à agressão.

De acordo com Costa, o professor e o suspeito eram conhecidos e, na noite antes do crime, estariam no mesmo bar. Ainda segundo o delegado, as investigações apontam que eles não chegaram nem saíram juntos do estabelecimento, mas, em um certo momento, teriam novamente se encontrado e seguido juntos para a casa do professor na moto dele.

Na ocasião do crime o agressor roubou a moto do professor para evadir do local. A moto foi recuperada no dia seguinte pela polícia civil. O autor está no Presídio de Ouro Preto à disposição da Justiça.






Confira também:



03 | mai
Itabirito recebe neste final de semana "Todos os Sons- Festival da Canção"
Saiba +



03 | mai
Concha acústica da UFOP recebe evento que celebra o Dia Internacional da Dança
Saiba +



03 | mai
Prorrogado o período de inscrições do Festival da Canção- Canta Mariana
Saiba +



03 | mai
Confira as vagas de emprego disponíveis no SINE Ouro Preto, nesta sexta-feira
Saiba +



Rádio Real FM

Rua Pandiá Calógeras, 463
Bauxita, Ouro Preto/MG
CEP: 35400-000

 (31) 9 9160.9001
 (31) 3551.7777

 radioreal90.1@gmail.com