UPA – Unidade de Pronto Atendimento funciona 24 horas, sete dias por semana
26/07/2018 às 17h31

Muito mais que uma sigla, é um serviço intermediário entre a atenção básica e as unidades hospitalares.

Uma autêntica UPA deve contar com consultórios de clínica médica, pediatria e odontologia, serviços de laboratório e raio-x, leitos de observação para adultos e crianças, salas de medicação, nebulização, ortopedia e uma sala de emergência para atender os casos mais graves até os pacientes serem encaminhados para um hospital.

Em Ouro Preto, a unidade de atendimento da Saúde, instalada no bairro São Cristóvão, não preenche os requisitos básicos para ser considerada uma UPA legítima, apesar dos esforços empreendidos para tentar credenciá-la junto ao Ministério da Saúde.

A criação de uma legítima Unidade de Pronto Atendimento na cidade é uma necessidade. A nova UPA será instalada em local próximo à Santa Casa, o que facilitará o acesso aos serviços pelos usuários da sede e também dos distritos.

Assim que estiver concluída, cadastrada e devidamente habilitada pelo Ministério da Saúde, a nova Unidade de Pronto Atendimento 24h passará a contar com investimentos da União, corresponsável pelo serviço, ampliando, desta forma, a capacidade de atendimento e qualificando os equipamentos de atendimento na urgência e emergência municipal.

Já a antiga Unidade deverá ser mantida como um espaço auxiliar, a intenção é torná-la uma eficiente policlínica, ampliando suas especialidades. A construção da nova UPA é fruto de uma parceria do Município com o governo federal, que já liberou verba para a obra. Ao Município, cabe arcar com a contrapartida de 25% dos custos.






Confira também:



28 | ago
Audiência pública vai debater riscos geológicos na Serra do Veloso
Saiba +



28 | ago
Curso prático de obras abre inscrições nesta semana
Saiba +



28 | ago
208 anos de nascimento do Aleijadinho será celebrado com um grande concerto do Coral Cidade dos Profetas
Saiba +



28 | ago
Ministério da Saúde quer combater fake news com serviço pelo WhatsApp
Saiba +



Rádio Real FM

Rua Pandiá Calógeras, 463
Bauxita, Ouro Preto/MG
CEP: 35400-000

 (31) 9 9160.9001
 (31) 3551.7777

 radioreal90.1@gmail.com