Conta de luz continuará com bandeira vermelha patamar 2 em julho
04/07/2018 às 17h11

Neste mês de julho, as contas de luz continuarão com a bandeira vermelha no patamar 2, o que vai acarretar em uma cobrança extra de R$ 5,00 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, a manutenção desta tarifa extra foi por conta das condições hidrológicas desfavoráveis e pela redução no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional.

Mas para o especialista em energia e professor da Universidade Federal Fluminense, Renato Queiroz, este modelo atual do setor elétrico precisa ser discutido e encarado como um problema no país.

De acordo com o especialista, não é somente São Pedro o culpado disso. O modelo do setor elétrico tem problemas que tem que ser encarados. O consumidor está pagando uma energia caríssima e ainda tem o imposto, que é uma taxa a mais.

Para Renato Queiroz, soluções precisam ser apresentadas, mas enquanto isto não ocorre, o consumidor pode economizar energia, tentando tomar banhos mais curtos e em temperatura morna ou fria. Caso a pessoa tenha ar condicionado, é preciso tomar alguns cuidados. Por exemplo, quando o aparelho for usado, evite deixar portas e janelas abertas, além de manter seu filtro limpo.

A Aneel sugere, ainda, que o consumidor só deixe a porta da geladeira aberta apenas o tempo que for necessário, e que nunca se coloque alimentos quentes em seu interior.

Uma outra dica é juntar roupas para serem passadas de uma só vez, e que não se deixe o ferro de passar ligado por muito tempo. E o principal, se não estiver no cômodo, apague a luz e durante longos períodos de ausência, deixe seus aparelhos em stand-by e retire-os da tomada.






Confira também:



09 | nov
Caso FEOP: Fundação Educativa de Rádio e TV de Ouro Preto encerra atividades com déficit de mais de um milhão de reais
Saiba +



07 | nov
Prefeituras de Ouro Preto, Mariana e Itabirito promovem torneio de Futsal entre CAPS
Saiba +



07 | nov
UFOP convoca pesquisadores com projetos administrados pela FEOP
Saiba +



07 | nov
Câmara de Ouro Preto recebe audiência sobre as finanças do município
Saiba +



Rádio Real FM

Rua Pandiá Calógeras, 463
Bauxita, Ouro Preto/MG
CEP: 35400-000

 (31) 9 9160.9001
 (31) 3551.7777

 radioreal90.1@gmail.com