PREVINA-SE CONTRA O CÂNCER DE MAMA

09/10/2017 às 11:07

Outubro é o mês da conscientização e combate ao câncer de mama. Em todo o país a população encontra na rede pública o exame para o diagnóstico precoce, totalmente gratuito, a mamografia. Esse importante procedimento deve ser feito anualmente por mulheres acima de 40 anos, ou antes, se a pessoa tiver histórico familiar da doença. Além disso, é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde), assistência e o apoio adequado durante todo o ano.  A campanha Outubro Rosa, é um período onde as ações de prevenção são intensificadas.

Para realizar o exame, as mulheres devem ir à unidade básica de saúde (UBS) de referência de sua região, com documento de identidade e cartão do SUS. Na própria UBS, a usuária fará o agendamento do exame, que é realizado em Itabirito (local mais próximo na nossa região), mediante ao encaminhamento do clínico. Como de costume, a infraestrutura de transporte é disponibilizada pela Secretaria de Saúde.

Os exames de diagnóstico do câncer de mama são gratuitos. Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa e oriente-se!


VOLTAR