FESTIVAL DE CUSCUZ PROMETE ANIMAR PADRE VIEGAS

09/10/2017 às 10:51

Fubá, água, sal ou açúcar: esses são os ingredientes principais. Frango, bacon, linguiça, queijo, rapadura e vegetais: esses são os ingredientes adicionais. Amor: esse é o ingrediente que faz do cuscuz de Sumidouro o mais saboroso da região. E como evidenciar isso? Através do um festival de sabores que promete invadir Padre Viegas na quinta-feira (12): a XIV edição do Festival de Cuscuz de Sumidouro - Culinária e Arte.

O evento, além de oferecer uma variedade de pratos, cuscuz tradicional (bacon, linguiça calabresa e ovo); cuscuz de frango (frango desfiado); cuscuz doce (banana, açúcar rapadura e canela); e o cuscuz vegetariano, novidade desta edição, oferece uma programação que valoriza os artistas locais. Shows, passeio ciclístico, Celebrações Eucarísticas, retretas, além da 7ª Feira de Arte e Artesanato de Padre Viegas e brincadeiras para a garotada são algumas das atrações.

O XVI Festival de Cuscuz é uma realização coletiva da Comunidade de Padre Viegas, com co-realização da Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus e em parceria com a ACOMPAV (Associação Comunitária de Padre Viegas), Coral Nossa Senhora do Rosário, Associação Cavalgada de Padre Viegas e 7 de Outubro Esporte Clube. Além disso ele tem como patrocinador  a CODEMIG, Governo do Estado de Minas Gerais e comércios de Mariana e Ouro Preto e apoio da Prefeitura Municipal de Mariana.

Como chegar - Padre Viegas ou Sumidouro, como também é conhecido, fica a 9 km de Mariana. Saindo da rodoviária de Mariana, sentido Ponte Nova, basta percorrer 7 km e entrar à direita. Depois você segue mais 2 Km até ao centro do distrito.

Sumidouro é lugar sossegado, com pouca gente na rua, sem pressa, onde criança ainda brinca livre na porta de casa. O nome do distrito é uma homenagem a um religioso que estudou no local quando menino, no Colégio Interno Padre Osório - um dos mais antigos do estado de Minas Gerais. Seu cenário, cercado por belezas naturais, vai do rústico ao clássico em mistura harmoniosa de construções históricas do século XVIII a extensas fazendas, assim traduzidas em versos pelo grande escritor marianense Cláudio Manuel da Costa, natural do distrito.

Programação:

8h - IV Volta de Sumidouro (Passeio Ciclístico), com dois percursos: “brutinho” e “bruto”

10h - Celebração Eucarística em Honra a Nossa Senhora Aparecida

11h30 - Programação Musical:

Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus

Gilmar Veríssimo e Banda (MPB)

Eles e Ela (Pop Rock)

Skactu’s (Rock/Reggae)

Lucélia e Matheus (Pop Rock Nacional/MPB)

Larissa Gonçalves e Samba de Casa (Samba)

A Hora do Samba (Samba)

Giovanni Casto (Sertanejo)

Programação especial para as crianças, com brincadeiras e Mundo Jojoba

7ª Feira de Arte e Artesanato de Padre Viegas


VOLTAR