Ouro Preto recebe Plano de Manejo do Parque Municipal e Natural das Andorinhas

26/05/2017 às 13:43

Na manhã do próximo domingo (28/05), o Parque Natural Municipal das Andorinhas recebe seu Plano de Manejo, que será entregue por membros do Comitê Hidrográfico da Bacia do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) ao prefeito Júlio Pimenta, acompanhado do secretário municipal de Meio Ambiente, Antenor Barbosa. O encontro acontecerá na sede administrativa do Parque.

 

O presidente do CBH Rio das Velhas, Marcos Vinícius Poliano, fará pessoalmente a entrega do relatório. Ele ressalta a importância deste Plano para a manutenção e preservação de toda extensão do Parque e suas zonas de amortecimento, além de se constituir em um instrumento para a sociedade do entorno, por meio de ações sócio-educativas e eventos correlatos, além do turismo na região. Marcos Vinícius lembrou também que o Parque das Andorinhas é o divisor entre as nascentes das bacias do Rio Doce e Velhas. “Ouro Preto está entre as bacias do Doce e do Velhas e nós entendemos que a Prefeitura de Ouro Preto é uma parceira na preservação. Precisamos fazer com que a população adote os cursos d’água e que a gente faça a proteção dos mananciais”, reflete.

 

O Plano de Manejo é um instrumento que permite aos gestores do Parque administrar as várias áreas mapeadas e zoneadas com seus respectivos bens naturais apontados auxiliando na preservação e utilização sustentável de sua extensão.

 

Para Felipe Guerra, secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, que recebeu Marcos Vinícius Poliano representando a Prefeitura de Ouro Preto, o Plano de Manejo dará condições de desenvolver toda a potencialidade do Parque Natural Municipal das Andorinhas e conciliar páreas como Meio Ambiente, Cultura e Turismo, além de fomentar trabalho e renda para a população do entorno, bem como reforçar o pertencimento e preservação da área pelos moradores locais. Além disso, valoriza e reforça a importância da implantação do Parque Arqueológico do Morro da Queimada, inserido no Andorinhas. “A importância dos parque bem cuidados, além de fomentar a região e trazer desenvolvimento ainda traz recursos federais e estaduais para o Município em três áreas diferentes, Meio Ambiente, Cultura e Turismo por meio do ICMS”, ressalta Felipe.

 

A entrega do Plano de Manejo acontece junto a programação da expedição “Rio das Velhas Te Quero Vivo”, às 09 da manhã e contará com apresentações culturais, como o Zé Pereira do Club dos Lacaios em comemoração ao seu sesquicentenário. Ainda no domingo, às 13 horas tem uma carreata para São Bartolomeu e às 15 horas, já neste distrito, acontece atividade de mobilização social.

 

Mais detalhes em: www.cbhvelhas.org.br

Fotos: Felipe Guerra recebe presidente do CBH Velhas na Setic – Marcelo Tholedo – Ascom/PMOP

Sonoras: Daniel Palazzi

 


VOLTAR